Cientistas alertam: Supervulcão adormecido em Nápoles pode estar prestes a “explodir
- Francisco Simões
- 21 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
O movimento do solo em redor de Campi Flegrei (Campos Flégreos) está a atingir “uma fase crítica”, de acordo com especialistas italianos e britânicos contactados pelo Financial Times. Os cientistas afirmam que a ameaça de uma catástrofe vulcânica a oeste de Nápoles está a intensificar-se e pode afetar zonas que são densamente povoadas.

Segundo as suas análises, uma erupção está mais próxima do que os vulcanologistas anteviam porque a energia subterrânea está a ficar mais veemente nos Campos Flégreos, onde habitam 360 mil pessoas. “Estudando como o chão está a rachar e a mover-se em Campi Flegrei, nós acreditamos que se está a aproximar uma fase crítica onde mais agitação aumentará a possibilidade de uma erupção”, refere Christopher Kilburn, da Universidade de Londres, que investigou juntamente com geólogos em Nápoles.
Os Campos Flégreos são um território onde se localiza um vulcão, na região da Campânia, na província italiana de Nápoles, com potencial de gerar catástrofes globais e extinção em massa. Abrange mais de 100 km2, incluindo parte da baía de Nápoles. Há 39 mil anos uma explosão no local alterou por completo o clima da zona, naquele que o evento do género mais violento da Europa nos últimos 200 mil anos, segundo os geólogos.
FONTE-sapo.pt
Comments