top of page
Buscar

ICEBERG DO TAMANHO DO ALGARVE

  • Foto do escritor: Francisco GS Simões
    Francisco GS Simões
  • 22 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

O clima está a mudar. Quase todos os dias ouvimos notícias de grandes enxurradas provocadas por chuvas violentas, períodos anormais de seca, calor fora de época e até poeiras do deserto de áfrica no alentejo em pleno mês de fevereiro.

Um sem fim de anomalias climáticas provocadas em grande medida pela acção do ser humano, acredita-se. O degelo das calotes polares é um forte exemplo de que o planeta está a sofrer uma alteração profunda de clima e que trará seguramente mudanças drásticas na vida das espécies, humanos incluídos. De tempos a tempos, os cientistas que estudam e acompanham estes fenómenos dão-nos conta de mais um glaciar que recuou ou de um novo iceberg que se formou. A notícia de hoje podia não ter nada de novo não fosse a dimensão ser alarmante. Falo de uma fenda na Antártida que tem 175 kms de comprimento, descoberta pelos Cientistas do British Antartic Survey . E, dizem eles que a vão monitorizando, esta fenda tem crescido de dia para dia. A preocupação evidente destes cientistas é justificada. Se por causa desta fenda se formar um iceberg, este terá cerca de 350 de espessura e um tamanho equivalente à nossa região do Algarve. Ora, calcula-se que uma plataforma de gelo daquelas dimensões, fará não só subir o nível do mar, como irá acelerar o movimento dos glaciares na Antártica, visto que as plataformas de gelo funcionam como barreiras de contenção de glaciares.

A esta plataforma de gelo prestes a partir-se foi dado o nome de Larsen C, depois de em 1995 e 2002, terem sido atribuídos os nomes de Larsen A e Larsen B, respectivamente, a dois grandes volumes de gelo que entraram no oceano.

A Agência Espacial Europeia estima que se o gelo retido pela barreira Larsen C chegar ao mar, o nível dos oceanos poderá subir cerca de dez centímetros.


 
 
 

Comments


Fim

bottom of page