top of page

www. trinta anos


Foi há trinta anos, no dia 12 de Março que o engenheiro britânico, Sir Tim Berners-Lee, criou um sistema de gestão descentralizada de informação que resultou na criação da "World Wide Web".

Este gesto que parecia ser mais um passo para a evolução da humanidade, revolucionou-a e de tal forma que hoje, passados apenas trinta anos é difícil imaginar como era a vida antes da internet.

A internet ultrapassou o seu próprio criador, nem ele imaginava que a sua invenção se ultrapassasse a si própria, de tal forma que nesta ocasião Tim Berners-Lee, divulgou à imprensa uma carta aberta, onde segundo o jornal francês 'Le Figaro', Berners-Lee lamenta que a sua criação seja desviada da sua vocação original por alguns gigantes empresariais ou governantes maliciosos. O criador da internet defende na carta aberta uma maior regulamentação e a mudança do sistema de remuneração pelo tráfego, para retirar incentivos ao uso de informação sensacionalista ou falsa.  Tim Berners-Lee escreve ainda na sua carta que não é possível culpar apenas um determinado governo, ou uma rede social específica e nem mesmo a natureza humana. Longe de resolver essas questões que considera incontrolável, o engenheiro inglês aproveita cada aniversário da Internet para propor projectos futuros, nos quais todos poderiam participar.

Actualmente, Berners-Lee está concentrado no desenvolvimento do software chamado "Solid", para trazer a Web de volta às suas raízes democráticas.

A sua ideia é simples: descentralizar a web. Segundo esse princípio, os dados deixariam de ser centralizados por plataformas (como Facebook, Google ou outros sites), mas mantidos em casa, ou em um host confiável, que manteria o controle em todos os momentos.

Excluir por exemplo hoje a sua conta do Facebook não oferece garantia de que os dados serão excluídos. 

Berners-Lee nasceu em Londres e desde sempre ao mundo da ciência e foram os comboios a sua primeira paixão, inventou formas de utilizar gadgets para controlar os modelos de brincar, depois apaixonou-se pelo mundo dos computadores, que já davam os primeiros passos.

Em março de 89, Tim Berners-Lee, trabalhava no CERN, o laboratório suíço dedicado ao mundo da física e aceleração de partículas. O cientista britânico percebeu que estavam a ser feitas grandes investigações neste mundo e que até já havia a Internet a ligar computadores por todo o mundo – mas que os cientistas continuavam a ter dificuldade em partilhar informação. Pois naquela altura havia informação diferente em computadores diferentes, e “ quem quisesse chegar até ela tinha de se ligar a determinados computadores para conseguir aceder. Além disso, às vezes tinha de se aprender um programa diferente para cada computador. Com frequência era mais fácil chegar ao pé da pessoa e perguntar, quando estivessem a tomar café”, recorda Tim Berners-Lee, citado pelo consórcio W3C, que mais tarde ajudaria a criar, já no MIT, nos Estados Unidos. Em setembro de 1990 Berners-Lee começou a trabalhar no projeto da World Wide Web, um conceito que permitiria ligar uniformizar o acesso à Internet, pondo todos os computadores a comunicar da mesma forma e em outubro desse mesmo ano já tinha conseguido escrever as três tecnologias fundamentais que ainda hoje servem de base à World Wide Web – ou os três famosos W. HTML, a linguagem da web; os URL, uma espécie de endereço para identificar os recursos na Internet e o HTTP (Hypertext Transfer Protocol).Berners-Lee também criou aquele que seria considerado o primeiro browser ou editor de páginas Web.

コメント


bottom of page