Volta ao Alentejo começa com vitória espanhola e homenagem a Fernando Emílio
- Francisco Gs Simões
- 20 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
O espanhol Enrique Sanz venceu a primeira etapa da 37ª Volta ao Alentejo em Bicicleta que ligou Montemor-o-Novo a Moura. Corredor da Euskadi, levou 5.06 horas a percorrer os 208,1 km a etapa o que dá uma média de mais de quarenta quilómetros por hora.
A etapa inicial a Volta ao Alentejo ficou marcada por uma fuga de James Fouche da Team Wiggins, que andou em fuga grande parte da etapa, não conseguindo manter a fuga muito por culpa das principais equipas que na fase final da tirada aumentaram o ritmo fazendo com que a chegada a Moura fossem com o pelotão compacto e aí Sanz foi o mais rápido batendo sobre a linha da meta o vencedor da Volta ao Alentejo do ano passado Luís Mendonça a Rádio Popular Boavista.
Destaque que merecem referencia nesta primeira etapa que terminou em Moura foi o público que acorreu em grande número à chegada e que com os seus aplausos homenageou os vencedores e também o jornalista Fernando Emílio que mereceu (finalmente) uma homenagem, não só pelos seus trinta e sete anos de Volta ao Alentejo, mas também pelo exemplo que é para todos os que gostam de ciclismo e de jornalismo.
Álvaro Azedo Presidente da Câmara Municipal de Moura em boa hora reconheceu o trabalho de Fernando Emílio e mostrou que no ciclismo que faz bem…nunca se esquece.
Resultados da 1ª Etapa Montemor-o-Novo /Moura
Geral Individual: 1º Enrique Sainz(EUS)5.06.43, 2º Luís Mendonça (RPB), 3º Vicente e mateus(AVL), 34º Gabriel Cullaigh(WGN), 5º Cyril Barthe(Eus)
1º Equipas – Euskadi Basque Counto, 1º Pontos – Enrique SaInz(EUS), 1º Montanha –Antonio Soto(EUK), 1º Juventude- Sergio Higuita(EUK)
Amanhã é de Mértola a Odemira
Depois de ontem a Volta ao Alentejo em Bicicleta ter ligado o Alentejo Central ao Baixo Alentejo, hoje é a vez o Litoral Alentejano receber a caravana numa etapa de 182,8 Km que liga Mértola a Odemira.
A etapa é considerada plana, dentro aquilo que é a planície alentejana, isto é quilómetros e quilómetros de um sobe e desce suave que vai como se costuma dizer “fazendo mossa”, nas pernas dos corredores.
A saída de Mértola está marcada para as 10 horas, seguindo depois os heróis da estrada por Castro Verde, onde está instalada a primeira Meta Volante do dia, a que se seguirá Aljustrel, S. Domingos, seguindo depois em direção ao mar. Porto Côvo receberá os corredores presenteando-os com a segunda Meta Volante do dia antes deles se dirigirem mais a sul rumo a Odemira onde deverão chegar por volta das 16 horas.
Comments