Ursos pardos regressam a Portugal
- Francisco Gs Simões
- 9 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

Há pelo menos um urso pardo em Portugal. A notícia já circulava há uns tempos mas nesta quarta feira ela foi oficializada.
O Serviço Territorial de Meio Ambiente de Zamora já tinha alertado as autoridades portuguesas para a possível existência de um urso pardo no nosso País, e agora as confirmaram a sua presença.
As autoridades ambientais regionais espanholas encontraram alguns estragos num conjunto de colmeias na cidade de La Tejera e perceberam, após a análise, que o “incidente foi da responsabilidade de um urso pardo”.
Segundo o JN as autoridades espanholas enviaram um alerta para o Instituto Nacional de Conservação da Natureza, para o caso de o animal seguir viagem até Portugal. E o jornal refere que “o facto acabou por acontecer há poucos dias”.
Desta forma é a primeira vez desde 1843 que se constata, de forma confiável, a presença da espécie em Portugal. Este é um marco para a conservação da população do urso-pardo cantábrico.
Um exemplar isolado de urso-pardo (Ursus arctos) adulto foi confirmado em Portugal, mais concretamente no Parque Natural do Montesinho (concelho de Bragança), segundo informou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Esta espécie está dada como extinta em Portugal e o último registo confirmado é de 1843, quando um urso-pardo foi abatido no Gerês, segundo o livro “Urso Pardo em Portugal – Crónica de uma extinção“, de Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta.
Segundo o ICNF, trata-se de, “pelo menos, um indivíduo dispersante da população do Norte de Espanha, muito provavelmente oriundo da subpopulação ocidental da Cordilheira Cantábrica”.
Comentarios