top of page

Sugestões para o fim de semana

Sugestões para o fim de semana Já pensou no que vai fazer este fim de semana? As Terras do Grande Lago Alqueva estão recheadas de boas sugestões e de atividades para fazer mas a proposta do Jornal de Portel para este fim de semana vai para Reguengos de Monsaraz. Se é apreciador de boa gastronomia, então este fim de semana vai poder apreciar a Semana Gastronómica do Porco a decorrer de 22 a 31 de março em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Programa  Reguengos à Mesa, que inclui durante o ano mais três semanas gastronómicas e que tem como consultor o Chefe Hélio Loureiro, bem conhecido dos portugueses. Neste evento Gastronómico do Porco, cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes e se já começa a ficar com água na boa, espreite a seleção de restaurantes disponibilizados pelo Município de Reguengos. Se preferir almoçar na cidade de Reguengos de Monsaraz pode escolher entre os restaurantes A Grelha (bochechas de porco estufadas), Taberna D’El Rei (rechina), Aqui Jardim (bochechas de porco estufadas com arroz e batata frita), Taberna Al-Andaluz (fritada de porco ibérico), Café Avenida (carne de porco do alguidar com puré de couve-flor e batatas fritas), Moira (pezinhos de porco de coentrada), Convivius (lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos), Frade Sushi Bar (hot pig em molho teriyari), Herdade do Esporão (porco alentejano, noz e vegetais da horta), O Gato (lagartinhos de porco na brasa com migas à alentejana), O Pingo (migas alentejanas com carne do alguidar) e Plano B (grelhados de porco preto com migas de espargos). Na vila de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (bochechas de porco com batata assada, abóbora menina e salada), Sabores de Monsaraz (medalhões de porco preto), Casa do Forno (queixadas de porco preto no forno), Xarez (bochechas de porco preto) e Casa Modesta (carne de porco à alentejana). Na Barrada participa o restaurante O Bizaca (ensopado de pés de porco), em S. Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de porco na Adega do Cachete (cataplana de porco) e A Tarefa (grelhados de porco preto com molho à Tarefa), e no Campinho no Monte de Palaios (rechina).

Para além da boa comida nesta Semana Gastronómica do do Porco, destacamos entre inúmeras actividades possíveis de serem feitas, uma visita a S. Pedro do Corval, considerado o maior centro oleiro de Portugal.

Esta freguesia do concelho de Reguengos de Monsaraz, atualmente com mais de duas dezenas de olarias em constante funcionamento, tem uma tradição de cerâmica que remonta aos tempos pré-históricos, graças à existência de depósitos de argilas com caraterísticas específicas nesta zona e que motivaram desde sempre esta atividade.

A Casa do Barro - Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval é um local a visitar e onde pode ver a recriação do ciclo do barro, desde a terra ao produto final.

Daqui é até à Vila de Monsaraz, é apenas um passo. Desafiando o tempo e contrastando com a harmonia da paisagem alentejana, a histórica vila de Monsaraz impõe a sua grandeza e convida-nos a entrar.

Quem visita esta histórica Vila Medieval pode, não só apreciar todo o património monumental e paisagístico, como também as exposições das mais variadas formas de arte que estão expostas permanentemente em vários edifícios históricos desta vila, bem como desfrutar de uma programação cultural de grande qualidade ao longo de todo o ano.

Como última sugestão, deixe-se deslumbrar com a paisagem que se avista da Vila de Monsaraz, demoradamente.

Porque apreciar a vida, requer tempo para a poder saborear!

Foto de Monsaraz



Comments


bottom of page