“Roteiro 2019- Desafiar o Futuro” começou em Évora
- Francisco Gs Simões

- 18 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Foi dado o “pontapé de saída” para uma discussão que se quer alargada sobre o futuro do Alentejo no auditório da CCDRA na manhã de sexta-feira dia 18 de Janeiro.
Esta foi a primeira conferência do projecto “Roteiro 2019-Desafiar o Futuro” e que tem como objectivo promover uma mobilização consistente e regular dos actores regionais em torno da construção participada de uma região competitiva, coesa e sustentável, no horizonte 2030. O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, encerrou uma manhã de trabalho que começou com as intervenções do Presidente do Conselho Regional Nelson Brito que também é presidente da Câmara Municipal de Aljustrel e de Roberto Grilo Presidente da CCDRA, teve como orador O eurodeputado Carlos Zorrinho, que lançou algumas pistas para a discussão concentrando a sua intervenção na necessidade do Alentejo aproveitar o que de bom tem sido feito ao longos dos anos, mas a melhorar a governação, aproveitando as potencialidades e potenciando-as com recurso a novas pessoas que trarão para a região a massa critica necessária que um desenvolvimento sustentado.
A colaboração entre todos foi o tema de quase todas as intervenções, com Miguel Castro Neto a falar sobre, “Os dados e o território”, Teresa Pinto Correia falou sobre “A sustentabilidade e o território”, e sobre “A governação e o território”, Rui Marques.
Menos uma garrafa de plástico
No decorrer da sessão foi apresentado pela Vice-presidente da CCDRA Carmen Carvalheira a iniciativa #menosumagarrafadeplástico, que tem como objectivo a construção de um mundo ambientalmente mais sustentável. Esta acção consiste na oferta de uma garrafa reutilizável, que depois poderá ser enchida em máquinas próprias colocadas na CCDR e que disponibilizam água à temperatura ambiente, água fresca e água gaseificada.




Comentários