top of page

Richard Zimler na Severim Faria em Évora


Não é todos os dias que se pode estar frente a frente com um homem das letras e do pensamento reconhecido em todo o mundo. Pois bem no próximo dia 1 de Fevereiro pelas 16.30 os jovens alunos da Escola Secundária Severim de Faria de Évora e demais público em geral poderão assistir a um encontro/debate como Richard Zimler.

Concerteza que muitos conhecerão pelo menos o nome deste norte-americano que vive no Porto, alguns terão lido as suas obras e agora poderão saber mais sobre este homem.

Para “aguçar” o apetite para uma deslocação á Escola Severim de Faria aqui fica resumidamente a biografia de Richard Zimler.

“Richard Zimler nasceu em 1956. Fez um bacharelato em religião comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982). Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto.

Nos últimos 19 anos, publicou 10 romances, uma colectânea de contos e dois livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países (Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, Itália, etc...).

Os seus livros editados em Portugal – por ordem cronológica – são: O Último Cabalista de Lisboa, Trevas de Luz, Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, À Procura de Sana, A Sétima Porta, Confundir a Cidade com o Mar, Dança Quando Chegares ao fim (livro para crianças), Os Anagramas de Varsóvia, Ilha Teresa, Hugo e Eu e as Mangas de Marte (livro para crianças), A Sentinela e Se Eu Fosse (livro para crianças).

Zimler já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA) em 1994 e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico em 1998. O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora. O prémio foi criado para galardoar um romance (publicado em francês) que se enquadra no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeus-Sefarditas).

O seu penúltimo romance, Os Anagramas de Varsóvia, foi nomeado o Melhor Livro de 2009 pela revista LER e também pelos alunos das escolas secundárias de Portugal (Prémio Marquês de Ouro). Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi realizado no verão de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund e venceu o prémio de melhor filme dramático no Festival de Curtas-Metragens de Nova Iorque em Maio de 2010.

O encontro /debate com o escritor Richard Zimler é organizado pelos alunos do 1º e 2º anos do Curso Profissional de Técnico de Turismo e de Línguas e Humanidades

Comments


bottom of page