top of page

Prontos para a próxima Feira do Montado XX

Foram milhares as pessoas que acorreram a Portel desde a passada quinta feira até domingo para usufruírem de uma das melhores feiras da região, a Feira do Montado.

Deslocação obrigatória para muitos nesta época do ano em que já “cheira “ a natal, a Feira do Montado que vai já na seus XIX edição mantém o espírito popular que a celebrizou, apresentando melhorias ou se quisermos modernizando-se oferecendo aos visitantes momentos de prazer gastronómico aliados a uma consciencialização da importância do montado, não só para o desenvolvimento económico de Portel do Alentejo e de Portugal, mas também para uma consciencialização da importância da floresta para o equilíbrio ecológico do mundo.

A Feira do Montado fiel às suas raízes concilia o lazer ao conhecimento, o comércio à inovação, mantendo sempre a tradição que ao fim e ao cabo faz a diferença entre esta Feira e todas as outras que se realizam um pouco por todo o lado.

Longe vão os tempos em que o montado se confinava à cortiça dos artefactos, ao artesanato popular ou aos produtos resultantes que se impunham só pela sua qualidade. Hoje a preocupação da preservação da qualidade melhorando a imagem é um factor de inovação e modernidade patente em muitos dos stands que ocupavam o recinto, juntando-se a tudo isto a criteriosa escolha das animação musical, imagem de marca da feira e que neste ano de 2018 correspondeu ao que dela se esperava.

Uma nota menos positiva para a excepção que confirma a regra e que foram a cenas menos dignas e próprias de alguns que me nada representam os portelenses, que são pessoas calmas afáveis divertidas e tolerantes, o esforço proporcionar aos portelenses e não só a possibilidade de verem e ouvirem os seus músicos preferidos deve merecer o respeito de todos. Mas, mesmo as coisas menos boas que aliás só realçam o que de bom existiu em Portel nestes dias...não devem ser ignoradas, devem isso sim servir de reflexão para o futuro, pois a Feira do Montado é um certame virado para o futuro e esperam já todos a edição número vinte da melhor feira de Outono do Alentejo.


Comments


bottom of page