Presépios de Maria Helena Sacadura Simões podem ser vistos em Portel
- Francisco Gs Simões
- 18 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

“Com a minha colecção descobri que é fácil fazer presépios” esta é uma das frases com que
Maria Helena M. Sacadura C. Simões apresenta a sua colecção de presépios cuja mostra está patente até ao próximo dia 21 de Janeiro na Capela de Santo António em Portel.
Para além de nos mostrar um conjunto de presépios de região diferentes mas com o denominador comum que é o momento mágico que representa o presépio Maria Helena M. Sacadura C. Simões propõe-nos um exercício salutar que é o coleccionismo.
“Penso que o gosto de começar uma colecção tem a ver com o que um ou outro objecto significa para nós. As recordações de cada um devem ser determinantes. Se uma peça lembra alguém, ou se era de uma pessoa querida, desperta o desejo de conseguir mais. É assim que muitas vezes se juntam brinquedos, presépios, bules, chávenas, os mais variados objectos.” Refere a autora da exposição.
Sobre a razão de coleccionar presépio Maria Helena simplesmente diz que depois de ver e juntar presépios, chegou á conclusão que é fácil fazer presépios e adianta “Os materiais podem ser sofisticados ou ser apenas uma semente, um feijão, ou um qualquer pano, vidro, palha ou barro, uma pedra, uma concha, uma colher, afinal tudo serve quando coexistem três coisas muito importantes: A imaginação, o trabalho e o saber”.
Este é o mote ver a exposição e depois mão á obra e fazermos o nosso próprio presépio.
Comments