Portel entre os municípios que vão ter sinalética turística inteligente.
- Francisco Gs Simões
- 22 de fev. de 2019
- 1 min de leitura

Portel vai ser um dos municípios que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, que vai ter sinalética turística inteligente.
As autarquias vão implementar um serviço inovador denominado "Inventrip", que transmite informação personalizada, permitindo aos turistas consultar a oferta cultural e turística de cada destino, construir viagens à medida e reservar alojamentos e actividades.
O sistema é baseado numa nova tecnologia com dispositivos electrónicos denominados “beacons”. Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação actualizada aos turistas para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação.
O Inventrip foi desenvolvido pela Sismotur, uma empresa espanhola de consultoria especializada na implementação de sistema avançados de sinalização e informação turística para a promoção de destinos turísticos inteligentes.
O projecto de sinalética turística inteligente para os municípios do Grande Lago Alqueva que foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho Reguengos de Monsaraz representa um investimento de 321 mil euros co-financiado a 90 por cento pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar o Turismo do Interior e vai beneficiar as autarquias portuguesas que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Alandroal, Viana do Alentejo, Barrancos, Serpa, Moura, Portel e Mourão.
A ATLA foi criada em 2005 e é actualmente constituída pelos municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Viana do Alentejo, Vidigueira e Serpa, e pelas autarquias espanholas de Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno.
Comments