top of page

Portel acolhe projeto de Manuel Grave o melhor jovem agricultor europeu


É em Portel que se encontra o projeto que deu a Manuel Grave o prémio Melhor Jovem Agricultor Europeu 2018, trata-se de um Projecto de um amendoal superintensivo.

Este prémio foi atribuído, em Bruxelas , ao projecto de Manuel Grave, que investiu na instalação de um amendoal em regime superintensivo numa área de cerca de 70 hectares, onde o jovem agricultor de 29 anos instalou um amendoal com uma densidade de 2.469 árvores por hectare, das variedades Soleta e Lauranne, ambas com boa aceitação de mercado e ajustadas ao modelo superintensivo.

O projecto vencedor foi ainda escolhido pelas suas preocupações ambientais e de gestão dos recursos hídricos e pela criação de postos de trabalho.

O projeto está instalado em terrenos arrendados, e envolve um investimento de 1,5 milhões de euros, com apoios do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

"Isto só foi possível devido ao apoio da Europa e também do projecto Alqueva", porque, "sem o perímetro de rega, não teria havido possibilidade nenhuma de fazer este projecto", já que é a água disponibilizada pelo empreendimento que permite "dinamizar uma zona que era muito pobre" e com terras "secas", disse na altura Manuel Grave, à agencia Lusa.

As árvores foram plantadas no ano passado, entre Outubro e o início de Novembro, num "regime de alta densidade ou em sebe", que "tem várias vantagens", como "a entrada em produção mais rápida, a facilidade na colheita" e "nas podas" e o facto de acompanhar os outros regimes "na produção cruzeiro", precisou. Trata-se de um modelo "muito inovador", sublinhou o agricultor, assinalando que as suas árvores ainda não entraram em produção, o que está previsto apenas "para o Verão de 2020".

As preocupações ambientais estão inerentes ao projeto pois "Apesar de ter mais árvores por hectare, o consumo de água acaba por ser menor, porque a área de folhas da árvore é menor e são as folhas que respiram e bebem água", destacou, acrescentando que "a rega é da mais alta tecnologia", com "gotejadores de última geração que deitam a água de que a árvore necessita".

Num concelho como o de Portel, que tem terras "boas, mas maioritariamente secas", e, por isso, tem "pouco dinamismo agrícola, com a possibilidade da criação destes projetos, houve criação de postos de trabalho, tanto sazonais, como fixos", e atração de empresas prestadoras de serviços, congratulou-se ainda o agricultor. Já este ano, Manuel Grave, que possui mestrado em Engenharia Agronómica, tinha conquistado em Portugal o prémio de Jovem Agricultor do Ano, com o mesmo projecto.

Kommentit


bottom of page