top of page

Não é verdadeiro aviso de privacidade que circula no Facebook

As redes sociais vieram para ficar. Com todas as virtudes e defeitos esta nova forma de comunicar convive connosco diariamente direta ou indiretamente. Por via disso devemos usa-las em nosso favor e não contra nós individualmente ou coletivamente.

Quando se escreve qualquer coisa, devemos ter respeito porque lê, porque é todo o mundo, o mesmo aconteça quando partilhamos informação, que muitas vezes não sabemos a veracidade ou a proveniência, por tudo isso devemos sempre tentar ser um pouco de investigadores antes de partilhar tentar pensar e saber um pouco sobre o que vamos partilhar e não nos deixar levar pela emoção, crença ou desejo.

Muitas e cada vez mais são as notícias falsas, os sites mentirosos e a tentativa de nos condicionar a liberdade que existem nas redes sociais e nós muitas vezes somos o principal promotor de tudo isso.

Por exemplo nos últimos todos temos recebido no facebook mensagens a apelar à publicação de post para impedir violação de privacidade, muitos têm recebido e partilhado e a ideia deste post é quem não replicar a mensagem através do seu perfil está a permitir que as suas fotografias e outras informações passem a ser de utilização pública.

Este pedido não é novo já há três anos aconteceu algo semelhante, e tal como aconteceu no passado isto é falso, não é a rede social facebook que esta a enviar o pedido e o post que está a ser publicado por vários utilizadores não protege ninguém da violação da sua privacidade.

Quando se cria um perfil no Facebook é necessário concordar com os Termos de Serviço da rede social, que inclui a sua própria política de privacidade.

Fiquem pois atentos, sejam prudentes e não partilhem nada que não tenha a certeza de ser verdade.


Comments


bottom of page