top of page

Não há palhinhas nem cotonetes para ninguém


Uma das grandes fontes de poluição do mundo é o plástico. Todos têm o dever de lutar por uma sociedade sem plástico ou com menos plástico.

Esta quarta feira foi dado mais um passo para que se trave um pouco a destruição do planeta, a União Europeia chegou a um acordo para a proibição a partir de 2021 de alguns plásticos de utilização única com é o caso dos cotonetes, palhinhas e talheres de plástico, isto com vista a reduzir a poluição marítima.

A poluição marítima ou lixo marítimo como é conhecido é um problema cada vez mais e se não for travado podemos chegar a 2050 com mais plástico que peixes no mar.

Segundo o acordo alcançado na madrugada de quarta-feira que necessita ainda de ser formalmente ratificado pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu deverá estar concluído até à Primavera de 2019 para entrar em vigor em 2021.

Segundo a proposta apresentada pela Comissão Europeia em Maio a proibição de categorias de produtos que representam 70% dos detritos que poluem oceanos e praias.

Já agora fica um conselho, deixem de lançar em ocasiões festivas os balões que são agradáveis à vista mas que irão causar não só a morte de muitos animais marinhos como aumentar ainda mais a poluição dos mares.

Comments


bottom of page