No Alentejo até ver as estrelas é bom
- Francisco Gs Simões
- 8 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

O Alqueva é o primeiro sítio do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um “Starlight Tourism Destination”. Esta certificação, concedida pela Fundação Starlight, é apoiada pela UNESCO, UNWTO e IAC. Hoje em dia, o Dark Sky® Alqueva inclui áreas de conselhos portugueses e espanhóis, tornando-se também o primeiro Destino Starlight Transfronteiriço do Mundo, provando que o céu não tem fronteiras nem limites de qualquer tipo.
Destinos Starlight são lugares que têm poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis para ver o céu noturno. Em grande parte da Europa, cada vez menos pessoas conseguem ver a galáxia com clareza devido ao aumento da poluição luminosa, mas em Alqueva, as excelentes condições atmosféricas e clareza tornam possível aos visitantes desfrutarem das estrelas durante a maior parte do ano. Além disso, o Alqueva é uma região única, muito rica em património cultural e natural. Seus restos megalíticos fornecem uma ligação com civilizações passadas que observaram e responderam aos movimentos celestes. É uma região de pequena aldeia pitoresca que proporciona ao visitante uma gama de atividades para preencher os dias e as noites.
A iniciativa da Rota Dark Sky Alqueva fornece um foco para essas atividades, proporcionando oportunidades para observação de pássaros, caminhadas, passeios a cavalo, observação da vida selvagem, canoagem, passeios de balão, Yoga, jantares à beira do lago, atividades infantis e, claro, observação de estrelas. É um lugar memorável para desfrutar de todas as maravilhas visuais que a galáxia pode oferecer aos observadores em qualquer nível de conhecimento. Telescópios e binóculos são disponibilizados como parte da rota, juntamente com cursos práticos e orientação em observação de estrelas.
As unidades de turismo em espaço rural fornecidas pela Rota Dark Sky, foram adaptadas para atender às necessidades especiais dos astroturistas, incluindo desde refeições tardias a levar merendas para o exterior, ou mesmo a ter uma ceia preparada para quando chegar.
Comments