Neemias Queta um português a caminho da NBA
- Francisco Gs Simões
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Neemias Esdras Barbosa Queta de 19 anos e natural do Barreiro, pode vir a ser o primeiro português a jogar na NBA. Com efeito este jovem jogador de 2.11 metros é a grande revelação do campeonato universitário de basquetebol norte-americano.
Este é o primeiro ano que o jovem poste português participa na NCAA, principal liga de basquetebol universitário norte-americano, ao serviço da Universidade do Utah e nos primeiros 23 jogos que realizou Queta tem médias de 11,1 pontos, 9,1 ressaltos e 1,4 assistências, números bastante positivos para um “rookie”.
O jogo que fez com que todos os especialistas ficassem ”com o olho” no português aconteceu frente a Fresno State, pois Queta foi decisivo na vitória dos “Aggies”, como é conhecida a sua equipa.
O talento português marcou 18 pontos, 15 ressaltos e seis assistências.
Revistas especializadas como a Sports Illustrated, por exemplo, incluíram o português numa lista que inclui as cinco maiores promessas de futuros Drafts da NBA oriundas de universidades sem tanta tradição.
Segundo aquela revistas a principal “arma” de Queta vai ser “ o lado defensivo, no qual os seus instintos para desarmar e perfil físico quase gritam por uma escolha de calibre de primeira ronda”, escreve a publicação.
O poste português já é o atleta com mais desarmes até agora (60) e NCAA termina apenas em abril.
Entretanto na NBA LeBron James superou o lendário Michael Jordan e tornou-se, o quarto melhor marcador da história de NBA. A estrela dos Lakers atingiu os 32 293 pontos na derrota com os Denver Nuggets e persegue o recorde de Kareem Abdul-Jabbar
Apesar da derrota dos Lakers que deixa a equipa mais longe dos Play-off, Lebron foi o melhor marcador do encontro com 31 pontos.
Quatro vezes MVP (jogador mais valioso) da época regular da NBA (2008/09, 2009/10, 2011/12 e 2012/13), LeBron James tem agora três jogadores à sua frente, numa lista liderada por Kareem Abdul-Jabbar, melhor marcador de sempre que também brilhou nos Lakers, com 38 387 pontos. Seguem-se Karl Malone (36 928) e Kobe Bryant (33 643).
LeBron, que se estreou na NBA em 2003, tem uma impressionante média de 27,1 pontos por jogo.
Comments