Nas “ Europeias “ Portel vai ter uma mesa de voto electrónico
- Francisco Gs Simões
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Portel terá nas próximas eleições europeias, que ser realizarão a 26 de Maio, uma das 50 mesa de voto electrónica presencial do projeto piloto de voto electrónico que vai abranger 23 freguesias e 14 concelhos do distrito de Évora.
Para preparar todo este sistema tem havido reuniões entre a responsável governamental a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto e as autarquias que o receberão. A mais recente reunião de preparação do voto electrónico presencial aconteceu em Portel, onde aos autarcas do conselho ficaram a conhecer pormenores de todo o processo.
Através deste sistema nas próximas eleições europeias qualquer eleitor de Évora pode exercer o seu direito de voto numa das 50 mesas instaladas no distrito, referiu recentemente Isabel Oneto “uma vez que os cadernos eleitorais naquele distrito vão estar desmaterializados”, ou seja, serão consultados e descarregados em computador. “O voto electrónico permite essa mobilidade”.
Desta forma assim que o eleitor do distrito de Évora votar no boletim de voto tradicional ou no sistema online, o nome é imediatamente descarregado dos cadernos, garantindo que não há qualquer possibilidade de votar duas vezes.
Quando o eleitor vota, sai um boletim de voto impresso, que a pessoa dobra, coloca num envelope e introduz na urna, isto para que se houver dúvidas sobre os resultados e o sistema de voto electrónico, poder haver confirmação.
As mesas de voto electrónico estão preparadas para pessoas com limitações físicas ou portadoras de deficiência. O sistema inclui auscultadores, em que os eleitores com limitações físicas podem ouvir a indicação de como proceder para votar. Além disso, o ecrã é movível e adaptável às necessidades físicas de quem vota.
A noite de Portel é amanhã dedica às mulheres
Comments