top of page

Mértola é um imenso Souk até domingo

Até ao próximo domingo as s ruas do Centro Histórico da Vila-Museu recebem a décima edição do Festival Islâmico de Mértola uma organização da Câmara Municipal.

Pode dizer-se que Mértola vai viver em festa a sua herança islâmica, tornando toda a vila num grande souk

A vila Museu vai tornar-se nestes dia num mar imenso de cores onde se encontram produtos naturalmente do Alentejo, mas também de Marrocos, Tunísia, Egipto ou EspanhaCabedais, djellabas, incenso, especiarias, sândalo, chá de menta, bijutaria, cerâmica e doçaria são algumas das atracções nas bancas espalhadas pelas ruas de Mértola.

Ao negócio sempre regateado junta-se um programa cultural que inclui demonstrações de artes e ofícios, passeios de barco no rio Guadiana, exposições de instrumentos de corda do Médio Oriente, Al-Andaluz e Magrebe, e de fotografias captadas por Miguel Claro e Jesus Botaro, oficinas onde se revelam as técnicas da henna, do ritual do chá, da extracção de óleos essenciais, da viola campaniça, da percussão, da latoaria e da dança oriental, e  como por exemploO hammam hoje e ontem, na medina e no mundo por Maria Cardeira Silva, Principios de la educación en el Islam por Jalid Nieto, La sabiduria del ayuno com Shaid Ahmed Bermejo, e Agostinho da Silva e o Islão com Fabrizio Boscaglia).

A Praça Luís de Camões está destinada para se ouvir boa musica na voz de Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde, O Gajo, Três Bairros & Sebastião Antunes já no Cais do Guadiana, atuarão Omiri & Belectronic, Speed Caravan & 47 Soul e Bombino Duoud & DJ Le Mood Du Mahmood

O espectáculo de encerramento está marcado para domingo às 18.30 no Largo Vasco da Gama onde atuarão as Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto, Os Alentejanos, a Companhia Al Yamal e os grupos corais da Mina de S. Domingos, Guadiana de Mértola e Os Caldeireiros de S. João.


Comments


bottom of page