top of page

Maratona para ver estrelas, galáxias e nebulosa no Lago Alqueva


A noite do próximo dia 6 de Abril vai ser diferente no grande lago de Alqueva. A tranquilidade do lago vai ser quebrada pela curiosidade de muitos astrónomos amadores que vão observar ao telescópio neste lugar único o maior número possível de galáxias, nebulosa e enxames abertos e fechados de um total de 110 objectos catalogados pelo astrónomo francês do século XVIII, Charles Messier.

Esta noite de observação é organizada pelo observatório do Lago Alqueva, juntamente com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e tem ainda a participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Denominado Maratona de Messier, este evento tem participação gratuita, excepto se não tiver telescópio e nesse caso os preços variam entre os 14 euros para adultos, 9 euros para jovens e 35 euros para famílias.

Programa: 14h00 Boas vindas – Nelson Nunes e Pedro Ré 14h30 A construção do OLA – Leonel Godinho 15h00 Observação e fotografia solar – Pedro Ré 15h30 Portuguese Meteor Network – Carlos Saraiva 16h00 Intervalo para café 16h30 Observação de Asteroides – Rui Gonçalves 17h00 Ocultações – Wolfgang Beisker (IOTA-ES) 17h30 Observação e fotografia planetária – Paulo Casquinha 18h00 Contribuição do amador – João Gregório 21h30 – 6h00 Maratona de Messier

Comentarios


bottom of page