top of page

João Rodrigues foi “rei” na planície alentejana


João Rodrigues, da W52 FC Porto foi consagrado em Évora como vencedor da 37ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, sucedendo Luís Mendonça da Rádio Popular Boavista, que ficou na segunda posição da edição 2019 da Volta.

A prova alentejana ficou decidida no penúltimo dia da competição, mais propriamente no contra relógio de Castelo de Vide que foi ganho pelo algarvio João Rodrigues que gastou menos três segundos que Luís Mendonça.

Deve dizer-se que à partida para o contra relógio estes dois corredores eram os que mostravam mais ambição de vencer a volta, e isso mesmo se verificou na forma como abordaram o contra relógio que era um misto de subida e descida onde só os mais afoitos tinham coragem de “voar” em direcção à meta.

Foi mais rápido João Rodrigues e depois foi a consagração até Évora, sempre protegido pela forte formação portista que venceu no Alentejo a sua primeira prova da temporada.

Em Évora venceu ao sprinte outro dos heróis da edição deste ano da Volta ao Alentejo,

Enrique Sanz da Euskadi que venceu três etapas, e andou dois dias de amarelo. Coletivamente o W52 FC Porto, venceu, colocando três corredores nos dez primeiros e vencendo por equipas.

As outras camisolas foram para o vencedor da edição anterior, Luís Mendonça (Radio Popular/Boavista), ficou em primeiro na classificação por pontos, pela regularidade ao longo dos cinco dias de prova, e levou para casa a Camisola Preta KIA.

James Fouche, da formação britânica patrocinada por Bradley Wiggins, assegurou o título de homem mais forte a subir, materializado na Camisola Castanha Delta Cafés,

O sexto classificado no Campeonato do Mundo de sub-23, Tobias Foss, terminou como melhor jovem em prova, Camisola Branca Fundação INATEL.

Estes foram os vencedores, já os perdedores foram o Sporting /Tavira, que não conseguiu discutir a vitória tendo colocado nos dez primeiro somente um corredor Alejandro Marque que foi sétimo, enquanto que por equipas se ficou pelo quinto lugar.

Classificações Geral Individual - 1º João Rodrigues (W52 FC Porto) 19.13.43, 2º Luís Mendonça (RPB) a 3”, 3º Raul Alarcon(W52 FC Porto) a 4”, 4º Tobias Foss (UXT) a 15”, 5º Sérgio Higuita (EUK) a 21”

Equipas – 1ª W52 FC Porto, Pontos – 1º Luís Mendonça (RPB), Montanha - 1º James Fouche (WGN), Juventude – Tobias Foss (UXT)

Comments


bottom of page