Há mais Portel para além do Castelo
- Francisco Gs Simões
- 22 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

O Castelo de Portel é sem dúvida o monumento mais emblemático da vila de Portel, muito se tem escrito e contado sobre o monumento que pela sua grandiosidade e imponência de certa forma anula outros momentos importantes para a história não só de Portel mas para a história da civilização.
Fomos á procura de outros monumentos quiçá menos conhecidos, mas que mostram a importância das terras portelenses na história de Portugal e do Alentejo e descobrimos que se encontram classificadas como "monumento nacional" 3 antas, monumento megalítico localizadas na herdade do freixo de cima.
Uma designada "anta grande do freixo" e outras duas bastante deterioradas, sendo que uma merece é a mais importante, a "anta grande do freixo" - ou "anta 1" -, tanto pelas suas invulgares dimensões quer pelo estado de conservação.
Esta anta encontra-se perto do Monte da Herdade do Freixo de Cima e do Monte da Herdade do Freixo de Baixo em Portel e pertence ao denominado "universo megalítico eborense" , cujo principal protótipo é assumido pela Anta Grande da Comenda da Igreja, em Montemor o Novo , e edificado entre os inícios do 4.º, meados do 3.º milénio a.C., este conjunto de estruturas funerárias megalíticas foi inicialmente investigado pelo cientista francês, Émille de Cartailhac ainda durante o século XIX, bem como por José Leite de Vasconcelos.
Dos materiais então exumados da "Anta 2", alguns encontram-se actualmente depositados no Musée des Antiquités Nationales, em Saint Germain-en-Laye, perto de Paris, assim como no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Deste conjunto de 6 antas, apenas se encontram classificadas como "Monumento Nacional" as 3 localizadas na Herdade do Freixo de Cima: a designada "Anta Grande do .
Com câmara funerária de planta poligonal alongada, com c. de 4 m de diâmetro, formada por 7 esteios de consideráveis dimensões, erguidos a c. de 4 m a partir da superfície do solo, ainda "in situ", o seu corredor de acesso mede c. de 12 m de comprimento e possui uma largura de entrada com c. de 2 m de largura. Dos esteios constituintes deste corredor, restam apenas 3 no seu lado N., (erguidos a c. de 1 m de altura a partir do leito), e 1 na zona do fecho de entrada.
Comments