Grande Reportagem
- Francisco Gs Simões
- 12 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Aí esta de novo o Interrail!

O Interrrail marcou várias gerações, podemos mesmo dizer que há gerações interrail e que o Interrail abriu o mundo a muitos e muitos jovens que se não fosse este instrumento jamais poderiam ter conhecido outros países, outros povos e ter-se conhecido a si mesmo, pois nunca como sairmos do nosso conforto para descobrir-mos as nossas potencialidades.
Pois, bem, aproxima-se a data das primeiras candidatura da primeira ronda de 2019 aos passes de Interrail gratuitos.
O Interrail nasceu em 1972 para promover a mobilidade de jovens menores de 21 anos, sendo que, desde 1998, tornou-se utilizável em qualquer idade.
Apesar de ter já cerca de 47 anos o Interrrail foi mudando ao longo dos anos. Em 2018 nasceu o programa DiscoverEU e desde então já levou quase 30 mil pessoas a descobrir 31 países, durante até um mês, em mais de 35 comboios e sem pagar um tostão para fazê-lo.
Este projeto da União Europeia está de volta este ano e tem novidades importantes para os próximos anos. No que diz respeito às candidaturas tudo se mantem como no ano passado, ou seja duas fases: uma com candidaturas em maio para viagens no verão e outra, para concorrer no final do ano, para viagens na primavera do próximo ano.
As candidaturas á primeira ronda começam já no próximo dia 2 de maio, às 12 horas (Tempo Central da Europa), e terminam a 16 de maio, novamente às 12 horas. Um botão “concorrer agora” irá aparecer na página oficial do programa, no próprio dia 2 de maio.
Pois bem o que é que é preciso para se poder candidatar? precisa de ter 18 anos: ou seja, de ter nascido entre 2 de julho de 2000 (incluído) e 1 de julho de 2001 (incluído). Deve ter ainda a nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia e de preencher o formulário correto.
Quando fizer a candidatura, terá de responder a um pequeno inquérito e ...pronto se for selecionado, pode viajar pela Europa por um período mínimo de um dia e máximo de 30 dias, entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020.
O DiscoverEU esclarece ainda que, quem tiver uma deficiência ou um problema de saúde que torne a sua viagem um desafio, só tem de contactar o programa, pois há condições especiais que permitem a viagem. E que pode, desta feita, viajar com amigos: até pode juntar quatro amigos no seu grupo.
Os jovens viajam de comboio, claro, mas há meios alternativos de transporte disponíveis, caso as condições meteorológicas, o tempo de viagem e a distância assim o obriguem.
Também vai ser possível organizar encontros e combinar planos de viagem com outros viajantes do DiscoverEU, através de um grupo no Facebook.
O actual programa começou em outubro de 2016, quando o deputado alemão Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus, apresentou uma proposta ao Parlamento Europeu de oferecer um Interrail a todos os cidadãos nascidos ou legalmente residentes no território da UE assim que fizessem 18 anos. A proposta foi aprovada um ano depois e lançada em 2018.
A iniciativa teve um custo original de 12 milhões de euros e a ideia dos 18 anos era precisamente abrir o mundo aos jovens, dar-lhes uma espécie de presente de entrada na vida (quase) adulta.
Segundo algumas informações algo pode vir a alterar-se pois junto de fonte oficial a proposta de medidas para aumentar o investimento no programa Erasmus, foi aprovado no passado dia 28 de março, onde se inclui a recomendação de mais dinheiro...e mais idades, para o Interrail gratuito.
A Europa quer alargar esta oferta para o período de 2021 a 2027, e no texto aprovado propõe que a iniciativa DiscoverEu seja acessível a pessoas com idades entre os 18 e os 20 anos.
Embora este pacote já tenha sido aprovado em primeira instância pelo Parlamento, há, no entanto, que ter em conta que ele “representa a sua posição de primeira leitura sobre esta legislação e que devem ser realizadas novas negociações, ou diálogos, com o Conselho e a Comissão durante o próximo mandato do Parlamento Europeu.
Em 2018, a Itália foi o país mais visitado pelos viajantes com passe.
Comments