top of page

Gente do Cimo da Rua

Simplesmente....Norberto Rosado!

ree

Ter poucas linhas para escrever sobre uma personalidade é por vezes bom, mas é também muitas vezes injusto. Aceitar o desafio de escrever sobre uma personalidade impar, tendo apenas como base o conhecimento sensorial provocado quer pela arte que executa, quer pelas estórias que ouvimos contar, é de uma responsabilidade irresponsável.

No entanto aqui no Jornal de Portel aceitamos todos os desafios mesmo correndo o risco de no fim termos de dizer...não conseguimos.

Norberto Rosado, um portelense, alentejano ou português. É tudo isso e mais aquilo que pomposamente chamamos cidadão do mundo, porque o que nos tem deixado é grande demais, para ser só de Portel, do Alentejo e de Portugal.

Mas, Norberto Rosado tem um chão e é isso que faz a diferença entre os que dão ao Mundo, mas são de algum lugar.

Norberto Rosado é músico. Mas um músico com coragem de olhar a musica sem fronteiras ou barreiras, um homem da cultura que a vê como um espaço de liberdade e que nos ajuda a libertar-nos dos nossos fantasma.

Norberto Rosado é um arranjador. Arranjador de musicas, melodias, que teve a capacidade de ouvir na campina não só o canto dolente que nos leva a uma melancolia triste, mas também a alegria do amanhecer, o cantar da passarada, os risos das crianças as vozes do mulherio e a parte alegre deste Alentejo multicolorido.

Arranjador de musicas de amizades de amores e de coragem para enfrentar os que da vida têm apenas a ideia da aceitação do que encontraram quando saíram do ventre da sua mãe.

Contra ventos e cata-ventos Norberto Rosado trouxe novas sonoridades à musica e ao cante alentejano tornando-se mais colorido sem o desvirtuar. Foi preciso ter coragem foi preciso ser forte, foi preciso ser...Portelense.

Norberto Rosado é um “ensinador”. Ensina o seu saber trocando-o com alegria de quem sabe que o saber não é seu, e faz isso com a doçura e a firmeza de um Mestre.

Ter meia dúzia de linhas, ter nenhum conhecimento e apelar apenas ao sentimento é muito pouco para falar de um homem tão grande....as minha desculpas.

MS

 
 
 

Comments


bottom of page