Festival Internacional de Música de Portel é em Julho
- Francisco Gs Simões
- 23 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

O Festival Internacional de Musica de Portel, é já uma referencia nacional, quer pela sua qualidade artística, quer pela oportunidade única de dar a conhecer aos jovens músicos um ambiente único que lhes permite desenvolver as suas capacidades musicais em sintonia com o ambiente natural histórico paisagístico e cultural, que lhe proporciona a vila de Portel.
Com as candidaturas já abertas para integrar a orquestra sinfónica e a orquestra de sopros do Festival Internacional de Música de Portel que se realiza de 13 a 27 de Julho Portel International Music Festival, designação internacional do festival vai reunir um extraordinário lote de músicos nacionais e estrangeiros para proporcionar aos espetadores um festival de música erudita ímpar, inspirador e inesquecível.
Em cada edição, o festival oferece gratuitamente a todos os espetadores, uma programação multifacetada constituída por Symphonic Concerts com orquestras convidadas e com as orquestras em residência artística do festival, a Atlantic Coast Youth Orchestra e a National Youth Wind Orchestra.
Da programação do festival fazem também parte o ciclo de concertos de música de câmara "Música no Património", com agrupamentos convidados e com formações em residência artística no festival, que decorrem nas mais belas infra-estruturas centenárias das povoações do concelho.
Para além da programação concertística, o público que acode ao festival tem a oportunidade de participar nas visitas guiadas “Percurso dos Sentidos” de exploração do património material e imaterial local, constituindo-se ainda como espaço formativo e performativo para jovens músicos e maestros, bem como oportunidade de promoção para projetos emergentes na área da música erudita.
Durante as duas semanas do festival, jovens instrumentistas e maestros de todas as nacionalidades, orientados por professores e maestros convidados, aprofundam os seus conhecimentos em prática orquestral e experienciam novos desafios artísticos. Os participantes têm a oportunidade de integrar e de se apresentar em concertos com ensembles de música de câmara e com as orquestras residentes do festival, a Atlantic Coast Youth Orchestra e a National Youth Wind Orchestra.
O Festival é organizado pela Atlantic Coast Orchestra - Music and Culture Non-Profit Association em parceria e com o apoio do Município de Portel. A direção musical e artística é da responsabilidade de Luis Miguel Clemente, maestro alentejano de renome internacional, e a direção executiva está a cargo de Ana Carolina Capitão, especialista em gestão de projetos culturais.
De referir que este evento realizou-se pela primeira vez em 2018 e foi o culminar de mais de uma década de intenso trabalho desenvolvido em colaboração com o Município de Portel.
Desde 2006, foram implementados vários projetos da responsabilidade artística e pedagógica do maestro Luis Miguel Clemente, nomeadamente a “Banda Conjunta do Alentejo”, o “EOS -Estágio de Orquestra de Sopros” e o “EnOS - Estágio Nacional de Orquestra de Sopros”, os quais permitiram desenvolver um modelo de trabalho único em Portugal, proporcionando aos jovens instrumentistas de sopro e maestros os melhores desafios artísticos e experiências pedagógicas como complemento da sua formação musical e artística.
Durante este período, foram desenvolvidas parcerias e convidados alguns dos mais reputados artistas da cena musical internacional, que contribuíram para aperfeiçoar a formação dos mais de 1500 participantes.
Comments