Festival Internacional de Música de Portel recebe selo EFFE e está de volta em Julho
- Francisco Gs Simões
- 10 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

O Festival internacional de Música de Portel foi agraciado com o selo atribuído pela associação de festivais europeus e pelo Parlamento e Comissão Europeia, que tem como objectivo premiar os festivais que se distinguem pela qualidade artística, pela sua intervenção social e pela importância e relevância que têm na região onde se inserem,
Esta distinção premeia não só o trabalho de todos os alunos, professores e organização por parte da Orquestra da Costa Atlântica, como também valoriza e reconhece o trabalho que a Câmara
Municipal de Portel tem feito ao longo da última década no sentido de promover, potenciar e dinamizar um sector cultural tão importante quanto interessante, onde os jovens criadores assumem papel fundamental.
O Festival internacional de Música de Portel que teve a sua primeira edição em 2018 surgiu na sequencia de anteriores iniciativas relacionadas com o musica e que reunia em Portel um grande numero de músicos nacionais e estrangeiros de forma a proporcionar aos espectadores um festival de música erudita ímpar, inspirador e inesquecível.
Anualmente, as largas centenas de espetadores que acodem ao festival têm a oportunidade de assistir aos Symphonic Concerts, aos concertos "Music in the Heritage", podendo ainda interagir nos Masterclasses com os artistas convidados e músicos participantes e integrarem os workshops de exploration of local cultural and patrimonial heritage.
O Portel International Music Festival proporciona igualmente uma extraordinária combinação de oportunidades artísticas e musicais, destinadas a jovens instrumentistas e maestros, profissionais emergentes e estudantes de música, de todas as nacionalidades e idades. Durante as duas semanas de festival, é desenvolvida uma Orchestra Academy com um estimulante programa de treino musical, desenhado para contribuir pedagogicamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento artístico de instrumentistas de symphony orchestra, wind orchestra e soloists.
Os instrumen têm a oportunidade de integrar os grupos residentes do festival: ensembles de música de câmara, a Atlantic Coast Youth Orchestra e a National Youth Wind Orchestra.
O festival oferece ainda a oportunidade a jovens maestros de participarem nas Masterclasses orchestral direction, onde terão a oportunidade de dirigir as orquestras e ensembles do festival sob a orientação do maestro Luis Miguel Clemente.
Em 2019, o FIMP volta a Portel em Julho para nova quinzena de muito trabalho criativo e diversos concertos a terem lugar um pouco por todo o território e património do concelho.
Commentaires