Exportação de carne de porco para a China começa em Reguengos com a presença de Capoulas Santos
- Francisco Gs Simões
- 29 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

A China é um mercado apetecível para muitos produtos portugueses, por isso sempre que se abre uma janela de oportunidades há que aproveita-la ou como se costuma dizer “agarra-la com ambas as mãos”.
O mercado chinês já se abriu aos vinhos alentejanos e ainda recentemente houve uma visita de empresários chineses a Borba numa prospecção do nosso “ouro branco” os marmores.
Quarta Feira será um dia importante para a exportação de outro produto alentejano que é a carne de porco. O ministro Capoulas Santos bem como o e do embaixador da China em Portugal, Cai Run vai marcar presença em Reguengos de Monsaraz onde assistirá à primeira operação de exportação de carne de porco para a China.
Os primeiros contentores com carne de porco saem de Reguengos de Monsaraz para o porto de Sines, com destino a Hunan,. Uma província chinesa que tem A província de Hunan tem 73 milhões de habitantes. seguindo-se depois 30 dias de viagem até à província chinesa.
Serão no total dez contentores que vão transportar 270 toneladas de carne, no valor de um milhão de euros, para província chinesa de Hunan.
Recorde-se que inicialmente, o arranque das exportações estava previsto para dezembro. No entanto, o tráfego de contentores provocado pela greve dos estivadores eventuais de Setúbal acabou por atrasar o processo.
A carne é produzida pela empresa portuguesa AGP Meat, que pertence ao Agrupalto - Agrupamento de Produtores Agropecuários. A AGPMeat é hoje uma empresa de referência na exportação colocando a Agrupalto como a Organização de Produtores de suínos mais exportadora a nível nacional.
Até agora, Portugal só produzia 60% das suas necessidades, mas com a exportação para a China, pode atingir a autossuficiência. Portugal já vende para o Japão e tem conseguido bons volumes de exportação. Outras apostas serão as Filipinas e a Coreia do Sul.
Comments