Especialistas debateram o cancro da mama no Alentejo
- Francisco Gs Simões
- 6 de mar. de 2019
- 1 min de leitura

Decorreu em Évora o I Simpósio do Cancro da Mama do Alentejo, que reuniu especialistas de todo o país proveniente dos mais importantes Centros de Mama do país, do Sistema Nacional de Saúde e também privados entre os quais o atual e anterior presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia e Sociedade Portuguesa de Oncologia entre outros.
Este simpósio foi essencialmente dedicado aos peritos da área mas também aos médicos de saúde familiar. Foi igualmente feita uma apresentação da UMA – Unidade de Mama do Alentejo, que pretende dar equidade no tratamento desta patologia a os doentes do Alentejo, unindo os cinco hospitais com protocolos comuns e tratamentos decididos e validados em consulta de decisão terapêutica semanal em videoconferência.
Sobre este assunto Jorge Caravana fundador da consulta de unidade de mama, criada em 1991 e atual diretor de cirurgia do Hospital do Espírito Santo em Évora exemplificou que por exemplo se em Elvas ou Portalegre uma doente precisa de tratamento é enviada para Évora e tratada com a tecnologia existente no Hospital do Espírito Santo e é reenviada para a zona onde vive, continuando o tratamento no seu hospital, segundo aquele médico , os resultados melhoraram com este método.
Este Simpósio que contou com cerca de 200 participantes, contou com a presença de José Robalo Presidente da ARS Alentejo, Paulo Cortes, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia e Fernando Castro presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia.
Comments