E o “Óscar” de turismo responsável foi para...Dark Sky Alqueva
- Francisco Gs Simões
- 11 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

O Dark Sky Alqueva venceu o prémio de Turismo Responsável dos chamados “Óscares do Turismo” o World Travel Awards,. Já Portugal voltou a ser considerado o melhor destino da Europa, outros galardoados foram a Madeira, Lisboa, Algarve, TAP, Douro Azul, e Passadiços do Paiva a que se juntaram mais 41 galardoados com prémios europeus e nacionais.
No que diz respeito ao Dark Sky de referir que 2008 promove o turismo científico em Alqueva e atrai cada vez mais visitantes à região, não só para observar o céu, mas também para outras actividades noturnas como passeios a cavalo, passeios pedestres pelas oliveiras milenares, provas cegas de vinho, corridas, canoagem, orientação, observação de aves e da vida selvagem, yoga, fotografia, entre outras.
A procura pelo produto astroturismo está a crescer a um ritmo de 12,8 % ao ano, com base nos dados recolhidos através da implementação do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade (ETIS).
Para além destes dados, destaca-se igualmente o crescimento da procura de astroturistas alemães, holandeses, franceses, ingleses e espanhóis, países onde o Dark Sky® tem estado a concentrar esforços de promoção.
Eram cerca de centena e meia de nomeações para Portugal e as expectativas eram altas, até porque o país jogava em casa. Na gala europeia dos World Travel Awards (WTA), que no Funchal, o resultado, conseguido através de votação popular e de profissionais, foi um número recorde de prémios para candidaturas portuguesas: 41 galardões (26 europeus, 15 nacionais), mais três que no ano passado, com Portugal a ser declarado, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor destino da Europa.
Comments