Dois “galos” da Movistar para o poleiro da asturiana
- Francisco Gs Simões
- 5 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

O dia amanheceu solarengo nas Astúrias. Ao contrário os anos anteriores o sol imperou durante toda a caminhada em direção a Cangas del Narceo com passagem pelo rio de águas gélidas que cortava as extensas em altas montanhas que aguardavam os corredores, isto enquanto no leito o rio calmo, os pescadores tentavam pescar o maior salmão para ostentarem o título e melhor pescador e salmão.
Concentrados apenas na corrida os corredores saíram de Soto la Ribera com vista para a central térmica tenho pela frente três contagens e montanha com a última a decidir o vencedor da etapa.
Como sempre os primeiros quilómetros foram muito movimentados com uma fuga que teve entre outros protagonistas o veterano Francisco Mancebo que consolidou a sua posição de líder das metas volantes.
Também como se previa com o aproximar da subida para o alto del Acebo o ritmo aumentou ena subida de Cangas del Narcea para o santuário do Acebo três corredores saíram do pelotão, o boavisteiro David Rodrigues e as estrelas da Volta às Astúrias os corredores da Movistar Ricard Carapaz e Mikel Landa.
Este trio desfez-se nas parte mais duras da subida com o corredor da Recer Boavista a ficar para trás e a deixar a luta pela vitória para os dois espanhóis, que passaram isolados no alto del Acebo, atacaram a perigosa descia de 18 quilómetros com grande determinação e chegaram juntos a Cangas del Narcea com Carapaz a ser mais rápido na reta da meta e a assumir esta forma a liderança da Volta às Astúrias, partindo amanhã para a derradeira etapa que terminará em Oviedo com mais quatro segundos que Mikel Landa e mais dois minutos que o terceiro classificado que é Kris Neilands da ICA.
Entre corredores das formações portuguesas se David Rodrigues deu nas vistas no decorrer da etapa, Vicente de Mateos do Aviludo Louletano chegou na quinta posição, sendo o corredor do Recer Boavista 7º classificado e Edgar Pinto do W52 FC Porto oitavo. Nos quinze primeiros ficou ainda Luís Fernandes da Aviludo Louletano.
Para a última etapa que se disputa amanhã entre Cangas del Narceo e Oviedo, Vicente de Mateos parte no quinto lugar, David Rodrigues no sétimo, Edgar Pinto no oitavo e Luís Fernandes no 12º lugar.
Amanhã vai ser uma etapa igualmente difícil com a luta pelo primeiro lutar a disputar-se entre os dois corredores da Movistar Ricard Carapaz e Mikel Landa e com os portugueses a quererem dar nas vistas numa festa que começará bem cedo no centro de Oviedo com os mais jovens a mostrarem que o ciclismo asturiano tem futuro.
Comentarii