top of page

Dia 6 de janeiro vamos cantar as janeiras em Évora e Évora Monte e Moura



O dia de Reis, domingo , 6 de Janeiro, vai ser dia de canto em muitas localidades do Alentejo. Destas, destacamos para já Évora, Évora Monte e Moura.

Em Évora há uns anos a esta parte o “Cantos de Janeiras”, tem vindo a ganhar espaço no plano cultural da cidade, com os grupos a fazerem um périplo pela cidade, fora e dentro das muralhas, terminando ao inicio da noite na Praça do Sertório.

São 18 os grupos corais, polifónicos, instrumentais a ainda a Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”, que irão atuar a partir das 16 horas em vários bairros da cidade e continuam pelas 17h30 noutros bairros e, também, com arruadas pelo Centro Histórico

Pelas 19 horas todos os grupos se vão juntar na Praça do Sertório, onde decorrerá a actuação final e como já vem sendo hábito haverão “comes e bebes” num ambiente aquecido pelo lume de chão.

Os grupos participantes são: Cantadeiras de S. Miguel de Machede e Cantadores os Marchantes, Cantadeiras da ARPIFSS, Grupo Cantares de Évora, Coral Évora, Coro Polifónico Eborae Mvsica, CORUÉ – Coro da Universidade de Évora, Grupo de Cantares Alentejanos da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo, Grupo Coral da AHRIE, Grupo Coral Alentejo a Cantar, Grupo Coral da A.R.P.I.F.H.F., Grupo Coral e Instrumental Vozes dos Canaviais, Grupo Coral de São Brás do Regedouro, Grupo Coral do Centro de Convívio da CME, Grupo Instrumental de Acordeões da ARPIC, Tertúlia do Cante Alentejano em Évora, Vozes do Imaginário e Banda Filarmónica Liberalitas Julia.

A organização é da Câmara Municipal de Évora | União das Freguesias de Évora | União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras | União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde | Freguesia dos Canaviais

Em Évora Monte o Dia de Reis também é comemorado, começando com um concerto às 16 horas na Igreja Matriz de Santa Maria, pela Sociedade Filarmónica Luzitana seguindo-se pelas 17:30 horas, na Praça dos Aviadores, um convívio de encerramento da fogueira de Natal, para toda a população.

A organização é da Junta de Freguesia de Évora Monte, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Sociedade Filarmónica Luzitana.

Em Moura o tradicional cântico aos Reis vai decorrer no dia 4 e 5 de Janeiro, o evento começa dia 4 de Janeiro com a realização de uma visita do executivo da Câmara Municipal a três instituições da cidade, designadamente a Unidade de Cuidados Continuados – Residência de São Barnabé, a APPACDM e o Lar de São Francisco, acompanhado pelos grupos corais infantis da Escola da Porta Nova e da Escola do Sete e Meio, que interpretarão modas alusivas ao Cântico aos Reis.

No dia 5 de janeiro pelas 20.30 acontecerá a chegada dos Reis Magos e Presépio vivo seguindo-se a actuação do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense, junto à fogueira onde haverá distribuição de bolo-rei e moscatel.

Este evento é organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, o Ateneu Mourense, o Agrupamento de Escolas de Moura e a Escola Profissional de Moura.

Comments


bottom of page