top of page

De 20 a 24 de Março está de volta a Volta ao Alentejo em Bicicleta


Aí está mais uma Volta ao Alentejo em Bicicleta, mais cinco dias e seis etapas de competição com o Alentejo a receber uma caravana que colorirá ainda mais esta bonita região de Portugal.

Na edição deste ano, Portel não será palco nem de chegada nem de partida, mas nem por isso vai estar fora da prova, pois os corredores vão passar por Portel havendo inclusivamente um prémio de Montanha no concelho.

Montemor-o-Novo foi o palco da apresentação da 37ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta na qual estiveram presentes a presidente da Câmara de Montemor-o-Novo Hortênsia Menino, o diretor da prova Joaquim Gomes e o presidente da CIMAC e da autarquia eborense Carlos Pinto de Sá, isto para alem de outros autarcas como Alvaro Azedo Presidente da Câmara e Moura e Fernando Romba, Secretario Executivo do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Organizada CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que delega a organização técnica na empresa Podium Events a Volta ao Alentejo de 2019 vai percorrer pouco mais de 800 quilómetros. Estão confirmadas as equipas portuguesas Aviludo/ Louletano, Efapel, LA Alumínios/ LA Sport, Miranda/ Mortágua, Rádio Popular/ Boavista, Sporting/ Tavira, Oliveirense/ Inoutbuild, Vito/ Feirense/ PNB e W52/ FC Porto a que se juntam as estrangeiras da Euskadi Basque Country/ Murias e Fundacion Euskadi (ambas de Espanha), Bai/ Sicasal/ Petro (Angola), Differdange Geba (Luxemburgo), Lokosphinx (Rússia), SRA (Suíça), UNO X (Noruega), Selecção sub-23 do Reino Unido e Team Wiggins (ambas do Reino Unido).

1ª Etapa – Montemor-o-Novo- Moura(206,1 Km)

Esta vai ser a etapa mais longa começando em Montemor-o -Novo e terminando em Moura pelo caminho os corredores terão como pontos interessantes três metas volantes em Viana do Alentejo, Vidigueira e Reguengos de Monsaraz e uma montanha de 4ª categoria no concelho de Portel.

2ª Etapa – Mértola – Odemira (182,6 Km)

O segundo dia começa em Mértola uma etapa plana ou se quisermos ser mais precisos ondulante que leva o pelotão do Alentejo mais de sequeiro até à Costa Alentejana, para chegarem a Odemira os corredores terão de ultrapassar três Metas Volantes ,Castro Verde, Aljustrel e Porto Covo.

3ª Etapa – Santiago do Cacém – Mora(176,5Km)

Embora a praia convide a ficar, quanto mais não seja para contemplar o mar, quase tão imenso como a planície os corredores partem de Santiago do Cacém terra mítica para a Volta ao Alentejo em direção a Mora, onde para chegarem terão de ultrapassar as Metas Volantes em Grândola, Vendas Novas e Arraiolos, e atenção vai haver mais dificuldades nesta etapa, duas contagens para o Prémio de Montanha, a primeira em Alcácer do Sal e a segunda em Montemor-o-Novo, ambas de 4ª categoria.

4ª Etapa  – Ponte de Sôr – Portalegre (74,3 Km)

O fim-de-semana da Volta traz sempre mais publico quer á estrada quer à partida e chegada e neste sábado há bons motivos para ir até ao norte alentejano ver os corredores, senão vejamos.

Da parte da manhã Ponte de Sôr que foi uma local de eleição dos primeiros anos da Volta, com os memoráveis convívios e onde os artistas locais deliciavam todos os acompanhantes da prova volta 26 anos depois a desejar uma boa etapa à caravana

Será um dia difícil pois logo nesta etapa matinal os corredores vão ter pela frente uma etapa curta mas muito difícil com duas contagens de montanha complicadas a primeira de 4ª categoria no Crato e a 5,4 km da meta uma contagem de 2ª categoria no Cabeço do Mouro. Antes de chegarem a Portalegre, os corredores ainda têm a Meta Volante de Alter do Chão.

5ª Etapa – Contra-relógio Castelo de Vide – Castelo de Vide (8,4 Km)

Se a manhã foi complicada a tarde não será menos pois o contra relógio apesar de curto é extremamente seletivo, pois os homens do pedal sairão da bonita vila de Castelo de Vide vão até lá ao alto à Ermida da Sr.ª da Penha, na Serra de S. Paulo e regressam a Castelo de Vide Parque João José da Luz no centro urbano.

– 6ª Etapa Portalegre – Évora (152Km)

Évora, mais propriamente a Praça do Giraldo vai consagrar os vencedores da 37ª Volta ao Alentejo. Esta etapa não será a da consagração do vencedor, será certamente muito emotiva com Metas Volantes em Monforte, Borba e Redondo.

Comments


bottom of page