top of page

Concurso da ligação Évora-Elvas vai ser assinado esta semana


Foi no final da reunião semanal do Conselho de Ministros da semana passada que o Ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, deu a conhecer que na semana que hoje se inicia o concurso para a obra da ligação Évora – Elvas vais ser assinado.

Segundo o Ministro está obra cujo investimento vai ser cerca de 400 milhões de euros com comparticipação da União Europeia de 56% (184 milhões de euros) será a “a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos”, devendo os trabalhos iniciar-se até março de 2019, prevendo-se a sua conclusão para o primeiro trimestre de 2022.

Ao que tudo indica serão os consórcios Mota-Engil, Sacyr e Comsa que venceram o concurso a executarem a obra dos três troços do corredor Évora-Elvas, ficando as construtoras de origem espanhola – Sacyr e Comsa – com a execução dos investimentos que representam 300 milhões de euros, no entanto, outros concorrentes terão contestado o concurso.

A Mota-Engil fará segundo o semanário Expresso o troço Freixo-Alandroal, após uma proposta de 75 milhões de euros, 40 milhões abaixo do preço base. A dona da Somague, a Sacyr, será a responsável peço troço entre Alandroal e a Linha do Leste, a empreitada mais cara, com um valor base de 195 milhões de euros de preço base. O terceiro troço, Évora-Freixo, será responsabilidade da catalã Comsa, que, face aos 65 milhões de euros de preço-base, apresentou uma proposta de 45 milhões

Comments


bottom of page