top of page

Cardo, usado na produção de queijo mas também tem aplicações farmacêuticas


ree

Decorreu em Beja o I Simpósio Nacional de Valorização do Cardo que decorreu em simultâneo com o Seminário de Encerramento do Projeto ValBioTecCynara, no Instituto Politécnico de Beja, com envolvimento da Universidade de Évora.

O objectivo deste seminário foi promover e divulgar o conhecimento científico e tecnológico em torno da valorização económica do Cardo, resultante da cooperação entre instituições de I&D nacionais e internacionais e o sector produtivo.

O tema deste evento “Bioeconomia em torno do Cardo”, deu especial destaque não apenas à flor e à folha,  mas também à potencial valorização económica da planta como um todo.  

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora referiu que “estamos a trabalhar para um futuro sustentável para este território, onde, partindo de práticas ancestrais, tornamos viável a utilização económica da planta, dando mais um passo no caminho da sustentabilidade”. Recorda, neste âmbito,  o trabalho desenvolvido pela UÉ “seja ao nível da influência nas culturas que determinam a paisagem deste território, como o montado, a vinha ou olival, ou mesmo na integração das práticas associadas a estes sistemas, com objectivos de preservação da paisagem”.

O ValBioTecCynara estudou o uso do Cardo (Cynara cardunculus) na produção de queijo e em aplicações farmacêuticas, tendo sido destacado na publicação "Technological Approaches for Novel Applications in Dairy Processing". É aqui referido que “a avaliação da diversidade genética, química e biológica das populações naturais de C. cardunculus também promoverá uma valorização económica mais ampla, acrescentando novas aplicações biotecnológicas às actividades tradicionais”.

Comments


bottom of page