Cada vez há mais javalis e cada vez mais perto das localidades
- Francisco Gs Simões
- 18 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Estima-se que a população de javalis em Portugal tem vindo a aumentar e situa-se nesta altura entre os 100 e os 150 mil exemplares.
Associado a este aumento começa a existir em Portugal um outro fenómeno preocupante que é a aproximação destes animais aos aglomerados urbanos, que tem motivado alguns protestos dos agricultores que vêem as suas explorações agrícolas, invadidas.
As razões para que tal acontece têm a ver segundo alguns especialistas com os incêndios que têm assolado o interior do país reduzindo desta forma as áreas de alimento dos javalis.
Mas não são só os incêndios que fazem com que os javalis se cheguem mais perto da localidades, é que o abandono do interior do país provoca um aumento de espécies como os javalis, raposas, texugos, saca-rabos, ginetes que atacam e aterrorizam os rebanhos de ovelhas, segundo disse ao jornal público José da Luz, dirigente da Associação de Agricultores do Campo Branco, que abrange os concelhos de Castro Verde, Mértola, Aljustrel e Ourique.
Para combater esta que para muitos é uma praga de javalis as diversas organizações de caçadores têm aumentado o numero de montarias onde se matam cada vez mais javalis, segundo o Público, numa montaria realizada no Campo Branco foram mortos 25 animais, um número que “ muito elevado” comparando com abates anteriores e noutras montarias.
Em Arraiolos, numa montaria que decorreu recentemente, abateram-se 140 javalis, quando os seus organizadores não estavam à espera de metade. E no Ciborro, em Montemor-o-Novo, foram abatidos cerca de 40 javalis, números “impressionantes que nunca estiveram nas contas de ninguém”, adiantou ao Público Jacinto Amaro, presidente da Federação Nacional de Caça (Fincava).
Algumas medidas estarão a ser tomadas por forma que estes animais fiquem no seu habitat e não venham a trazer problemas para a saúde pública pois, como espécie selvagem o javali é um potencial portador de doenças, as chamadas zoonoses, transmissíveis ao Homem.
Commentaires