top of page

Atenção redobrada para salvar o Lince

ree

A “luta” pela preservação das espécies deve mobilizar todos os que dizem que gostam de animais. O lince-ibérico tem merecido por parte dos verdadeiros defensores dos animais uma atenção redobrada e essa atenção tem de continuar com o repovoamento destes felinos e também pela promoção da sua segurança face aos perigos que a civilização lhes coloca no caminho.

O ano não começou bem para estes animais, pois no passado dia 2 de Janeiro o Mistral, um macho de lince-ibérico, foi encontrado morto na estrada nacional 122, a cerca de 10 km de Mértola, junto à Herdade da Cela, com sinais de atropelamento.

Neste mesmo local, outro lince (Olmo) tinha sido encontrado atropelado em maio de 2018 admitindo-se que se tratará de um ponto negro de mortalidade, isto é, um local onde ocorrem travessias recorrentes de animais selvagens, entre áreas de habitat natural adjacente e apresentando condições que propiciam o atropelamento.

Assim sendo todos temos de fazer o nosso trabalho, quem circulam por aquelas “bandas” tem de ter cuidado e as autoridades têm de assinalar bem este ponto negro, tal como fazem em outras vias onde em causa estão acidentes rodoviários.

Comentarios


bottom of page