As açordas são rainhas em Portel de 29 a 31 de março
- Francisco Gs Simões
- 30 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

Se há algo que seja reconhecido como genuinamente alentejano e mesmo o Alentejo é a açorda. Não haverá concerteza nenhum lugar de Portugal que ao falar-se em açorda não associe de imediato ao Alentejo.
Em Portel, não se renega nem a tradição nem as origens, seja no cante nos artefactos e naturalmente na gastronomia. Por isso mesmo há treze anos atrás pensou-se e concretizou-se um evento que ganhou espaço nas feiras gastronómicas temáticas e hoje quando vai já na sua 13ª edição em ponto obrigatório de passagem dos alentejanos e não só o Congresso das Açordas em Portel.
A data da edição número treze já está marcada será nos dias 29, 30 e 31 de Março a açorda será rainha em Portel, que mostrará os saberes e sabores das mais diversas açordas e onde vários oradores, historiadores, especialistas gastronómicos, professores, nutricionistas e chefes de cozinha irão abordar, as raízes históricas, as qualidades nutricionais e a importância da açorda na gastronomia alentejana.
Para além da gastronomia haverá também exposições e espectáculos musicais, onde o fado e a música tradicional alentejana assumem um papel principal num certame que se deseja continue a surpreender.
Comentários