Alentejo na rota do cinema
- Francisco Gs Simões
- 15 de fev. de 2019
- 1 min de leitura

O Alentejo quer atrair produções cinematográficas e para isso foi assinada recentemente a escritura pública da Cinecom Além Tejo, a Associação para a promoção audiovisual da região Alentejo e Lezíria do Tejo.
Esta associação que tem como sócios fundadores o Instituto Politécnico de Beja, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, o Núcleo Empresarial da Região de Santarém e o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre)tem como objetivos entre outros dar a conhecer produtores, realizadores e argumentistas os cenários destas regiões, sendo que o selo “Film Comission” – uma associação mundial - é também uma certeza para estes de que a região tem condições para receber uma produção cinematográfica ou televisiva.
O projeto conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e da agência regional de promoção externa das regiões e de alguns municípios da área de abrangência – são 58 municípios no total, 47 no Alentejo e 11 no Ribatejo.
A ideia desta associação surgiu no seguimento das oito "Film Commission" já existentes em Portugal (Minho, Porto, Centro de Portugal, Lisboa, Arrábida, Algarve, Madeira e Açores).
De referir que "a 'Film Commission' é uma associação que existe em todo o mundo" e que é um garante para produtores, realizadores e argumentistas de que determinada região tem condições para receber uma produção cinematográfica ou televisiva.
Comentarios