Agora que as férias do Natal estão aí, que tal sair da rotina?
- Francisco Gs Simões
- 13 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Agora que as férias escolares estão aí, que o tempo livre dos mais novas é uma realidade e que está realidade convida ao lazer e à distracção, que tal mudar um pouco o hábito que se está a instalar entre todos, mais novos e menos novos, de se refugiarem nas redes sociais e não aproveitarem o tempo livre para apanhar ar, mais fresco nesta altura, mas sentir o vento o frio enfim sentir que há muito mais coisas para alem da escola do trabalho e das tecnologias pessoais e intransmissíveis.
Pois aqui fica uma sugestão para aqueles que querem sair da rotina...uma passeio e porque não uma estadia em grupo no Centro de Interpretação da Natureza do Montado.
Com este palavreado todo poderão pensar que “isto” poderá ser uma grande “seca”. E, digo que pode mesmo, se não soubermos usufruir do que este palavreado todo quer dizer na prática.
Pois bem o Centro de Interpretação da Natureza e do Montado é muito mais que um espaço para a valorização, divulgação, preservação e defesa do montado e da Serra de Portel. É um espaço que pode e deve ser utilizado para diversão, para meditação, para convívio para encontro ou reencontro com a natureza e connosco.
É que o Centro dispõe de um conjunto de valências e de espaços com funções distintas, com condições para o acolhimento e realização de actividades que permitem a descoberta e o conhecimento das paisagens da serra; do património histórico e cultural de Portel.
O Centro não é um espaço de ir e vir, isso pode-se fazer de bicicleta ou a pé subindo e descendo até ao S. Pedro. Este espaço é muito mais que um espaço de visita e observação rápida, pois oferece a possibilidade de alojamento preferencialmente para grupos dispõe de quartos individuais e múltiplos (camaratas), uma ampla sala comum e cozinha.
Dispõe de duas salas para formação, uma delas a Sala-Auditório da Igreja de S. Pedro, um espaço amplo de grande riqueza e beleza patrimonial, com condições para a realização de eventos de âmbito cultural e científico.
S. Pedro oferece condições naturais excelentes e equipamentos para a observação astronómica com recurso a telescópios, sendo Portel um dos municípios que integra a Reserva Dark Sky Alqueva, classificação que veio confirmar as características únicas do céu nesta zona do Alentejo.
E agora depois de conhecer o que pode encontrar no Centro, toca a juntar amigos e aproveitar para vir passar uns dias das suas férias de Natal à Serra de Portel. O Centro de Interpretação da Natureza e do Montado fica situado no ponto mais alto da Serra de Portel - S. Pedro (422 m), no coração da Serra...bora até lá.
Comentaris