top of page

A gripe anda por aí “toca” a protegermo-nos


A doença da época é naturalmente a Gripe. Sendo uma doença sazonal é importante tomar cuidados redobrados na época em que ela aparece e uma das formas de a combater, principalmente para certos grupos de risco é a vacinação.

A vacinação é gratuita para certo numero de pessoas e por isso é preciso “atacar” a tempo, apesar de nesta altura ainda quem não se vacinou vai a tempo de evitar uns dias de febre, dores no corpo, dificuldades em respirar, enfim sintomas que todos nós conhecemos.

No Alentejo e desde o passado dia 15 de Outubro já se vacinaram segunda a ARS Alentejo cerca de 65 mil pessoas, mas segundo aquela instituição vacinação continua a decorrer e as pessoas dos grupos abrangidos pela vacinação gratuita podem contactar ainda a sua unidade de saúde, apelando a ARS que os profissionais de saúde do SNS que contactam com doentes não deixem de se vacinar contra a gripe! Para sua proteção e dos doentes. 

Mas vamos aqui dar umas “dicas” sobre a Gripe

O que é a gripe? A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias.

Em que altura do ano é que surge a gripe? A gripe ocorre, geralmente, entre Novembro e Março, no hemisfério Norte, e entre Abril e Setembro, no hemisfério Sul (meses frios locais), pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano). Nos anos mais recentes a maior atividade gripal tem sido observada entre os meses de dezembro e fevereiro. Como se transmite a gripe? O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos). Qual o período de incubação? O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas) é, geralmente, de 2 dias, mas pode variar entre 1 e 5 dias. Qual o período em que uma pessoa infetada pode contagiar outras? O período de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e vai até 7 dias depois; nas crianças este período pode ser maior. Quais os sintomas/sinais da gripe? No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de malestar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.  Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto. A gripe e a constipação são a mesma doença? Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual, enquanto que na gripe o inicio é súbito. Qual a gravidade da gripe? A gripe é, habitualmente, uma doença de curta duração (3 a 4 dias) com sintomas de intensidade ligeira ou moderada, evolução benigna e recuperação completa em 1 ou 2 semanas.  Nas pessoas idosas e nos doentes crónicos a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é maior, nomeadamente, pneumonia e/ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal).

Como se evita a gripe? A gripe pode ser evitada através da vacinação anual. Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos ajudam a diminuir a probabilidade de contágio.

Quem deve ser vacinado contra a gripe? Devem ser vacinadas as pessoas que têm maior risco de sofrer complicações depois da gripe: Pessoas com 65 e mais anos de idade, principalmente se residirem em instituições;  As pessoas que tenham: Doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado; Diabetes em tratamento; Outras doenças que diminuam a resistência às infeções. Grávidas Quem não deve ser vacinado contra a gripe? As pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham tido uma reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina contra a gripe. Onde se compra a vacina? A vacina pode ser adquirida em farmácia, sendo necessária receita médica e beneficiando de uma comparticipação de 37% . Quem pode fazer a vacina gratuitamente? A vacina é gratuita nos centros de saúde, sem necessidade de declaração médica para: Diabetes Mellitus, Terapêutica de substituição renal crónica (diálise), Trissomia 21, Submetidas a transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos A vacina é gratuita nos centros de saúde, com declaração médica para: A aguardar transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos,Sob quimioterapia. Fibrose quística, Défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição, Patologia do interstício pulmonar sob terapêutica imunossupressora, Doença crónica com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica A vacina é também gratuita para: Profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Bombeiros com atividade assistencial; Residentes em instituições ou pessoas internadas em unidades do SNS; Bombeiros, Guardas prisionais e reclusos Gripe como proceder. Se estiver com gripe, o que fazer? Cuide-se, Fique em casa, em repouso; Não se agasalhe demasiado; Meça a temperatura ao longo do dia; Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico às crianças; Se está grávida ou amamenta não tome medicamentos sem falar com o seu médico; Utilize soro fisiológico para tratar a obstrução nasal, Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura; Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta; Se viver sozinho, especialmente se tiver limitações de mobilidade ou estiver doente, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

Se tiver dúvidas, contacte o SNS24: 808 24 24 24

Comments


bottom of page