top of page

A Batalha das Linhas de Elvas foi há 360 anos


Foi em 14 de Janeiro de 1659 há portanto 360° anos que se travou a Batalha das Linhas de Elvas entre portugueses e espanhóis na sequência na revolução de 1640 que acabou com as dinastias dos Filipes em Portugal. Esta batalha integrou-se na chamada Guerra da Restauração.

Com se deu então esta batalha ganha pelo portugueses. Elvas estava cercada pelos espanhóis desde Outubro de 1658 e foi então que foi enviado exército de socorro, com cerca de 8.000 infantes, 2.900 cavaleiros e 7 peças de artilharia, que sob o comando do Conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses foram tentar quebrar o cerco a Elvas, que o exército espanhol comandado por D. Luís de Haro, com 14.000 infantes, 5.000 cavaleiros e 19 peças de artilharia mantinha.

No dia 14 de Janeiro, pelas 8 horas da manhã, e a coberto de um denso nevoeiro que cobriu, os portugueses avançaram e rapidamente romperam as linhas de cerco inimigas pondo em fuga os espanhóis que surpreendidos pela força vindo do nevoeiro, foram incapazes de suster as forças lusas.

Aproveitando a fraqueza “inimiga” D. Sancho Manuel, comandante das forças sitiadas, perseguiu os sitiantes e somente cerca de 5.000 infantes e 300 cavaleiros espanhóis conseguiram chegar a Badajoz deixando no terreno toda a artilharia, o depósito de munições, mantimentos e os pertences de D. Luís de Haro,

Apesar desta vitória portuguesa, a guerra continuou com o exército de Filipe IV, a não dar tréguas e só as derrotas espanholas nas batalhas campais da década de 1663, Ameixial em 1663, e Montes Claros em 1665 os espanhóis a assinarem o tratado de paz no início de 1668.

Comentários


bottom of page